logo-sticky

Soluções para acabar com a água verde da piscina

Publicado em quarta-feira, 5 agosto 2020

Muitas vezes, a água da piscina fica verde. Este fenómeno, causado pelo crescimento de algas, é um dos momentos aborrecidos que muitos proprietários de piscinas experimentam mais cedo ou mais tarde. Apesar disso, pode ficar calmo, pois existem métodos preventivos e soluções eficazes para que a água da sua piscina volte a ficar cristalina.

RAZÕES POR QUE A ÁGUA DA PISCINA PODE FICAR VERDE


Existem diferentes indicadores que nos mostram que estão a crescer algas na nossa piscina: a água muda de cor e fica opaca, e as paredes viscosas e escorregadias.

 

O crescimento das algas está relacionado com quatro fatores principais: pode haver um problema com o sistema de tratamento de água ou o sistema de filtração, manutenção inadequada da piscina ou a água pode estar muito quente.

 

Muitas vezes, o desenvolvimento de algas não se deve a uma única causa, mas de uma combinação de fatores que favorecem o seu crescimento.

 

Se detetar que as algas estão a crescer na sua piscina, a primeira coisa a fazer é parar de utilizá-la, pois é possível que esse crescimento seja acompanhado por um aumento de bactérias.



COMO ELIMINAR AS ALGAS: MEDIDAS IMPORTANTES A TOMAR


Comece por analisar e corrigir o nível de pH. Se estiver demasiado alto (acima de 7,6, cor vermelha ou púrpura nos analisadores de pH habituais), nenhum tratamento irá funcionar adequadamente.

 

Se tratar a piscina com pastilhas de cloro estabilizado, verifique se o nível do estabilizador (também conhecido como ácido cianúrico) não está muito alto (acima de 50 ppm). Nesse caso, a ação do cloro é bloqueada e a única solução é esvaziar uma parte da piscina (1/4 ou 1/3, conforme necessário) para reduzir a concentração do estabilizador.

 

Uma vez comprovado, ele pode começar com a filtração: dependendo da quantidade existente de algas, o tempo de filtração pode ser bastante longo. Inicie a filtração entre 24 e 48 horas, verificando durante o dia se o filtro precisa de ser limpo (acumulação de impurezas).

 

Durante este processo, assim que tiver oportunidade de ver os lados e o fundo da piscina com mais clareza, escove manualmente as áreas onde há algas.


Se a água permanecer turva mesmo após esta operação, realize um tratamento de choque.

 

Com o sistema de filtração em funcionamento, adicione cloro na piscina para remover as algas que ainda estão presentes na água (siga as instruções de dosagem). Não utilize a piscina após o tratamento de choque com cloro. Pode utilizar a piscina quando o seu valor estiver no ponto certo para o banho.

 

Os resíduos serão depositados no fundo da piscina e a água ficará mais clara. Aspire a sujidade utilizando o seu aspirador manual e com a filtração no modo “esvaziamento”. Para remover as impurezas da superfície, ligue novamente o sistema de filtração para que essa sujidade seja aspirada pelos skimmers.

 

Se a água permancer "suja" após o tratamento de choque, poderá utilizar um floculante que melhore o desempenho do filtro de areia e limpe a água mais rapidamente. Durante esse processo, desligue a bomba e não utilize a piscina durante pelo menos seis horas. Em seguida, ligue novamente a filtração e aspire a sujidade com o seu aspirador manual. Execute uma "retrolavagem" mais longa após esta floculação.

 

Dependendo da propagação das algas, é possível completar o tratamento adicionando um algicida na água. Este produto destrói as algas com a sua ação.

 

No verão, a piscina é utilizada com mais frequência e a temperatura da água pode ser bastante alta (acima de 26°C). Nesse caso, terá que aumentar o tempo de filtração diário para que a água permaneça limpa em todas as circunstâncias. Como sempre, a bomba de filtração deve estar em funcionamento de acordo com os seguintes padrões: 

 

  • Bomba standard de velocidade simples: duração da filtração diária (horas) = temperatura da água (°C) / 2
 
  • Bomba de velocidade variável: temperatura da água (°C) / 1.5