logo-sticky

Quanto consome uma bomba de calor ?

Publicado em quinta-feira, 6 maio 2021

As bombas de calor são a solução mais ecológica e económica para aquecer a sua piscina, o custo de utilização deste sistema faz com que seja um dos mais competitivos. As bombas de calor podem ser facilmente instaladas em piscinas em construção ou em piscinas já existentes, com uma simples ligação eléctrica e hidráulica.

Existem várias vantagens que tornam este sistema de aquecimento num dos favoritos para os proprietários de piscinas que procuram ampliar a sua utilização, tanto no início como no final da temporada, tirando o máximo partido e conforto da sua piscina.

Sistema genial que capta a energia do ar


A bomba de calor é um equipamento termodinâmico. O seu princípio de funcionamento é muito simples: o equipamento capta as calorias do ar exterior (mesmo a baixas temperaturas) para as transferir directamente para a água da piscina. Graças a este sistema, 80% da energia utilizada para aquecer a sua piscina vem do ar, e somente 20% da energia provém da fonte de electricidade.


Indicadores chave para calcular o consumo


Existem dois indicadores básicos para medir o desempenho da sua bomba de calor: a potência e o coeficiente de desempenho (COP). Estes indicadores servem para comparar diferentes bombas de calor entre si, realizando sempre os cálculos à mesma temperatura (ar e água) e sob as mesmas condições de humidade.

 

A potência, expressa em kW, indica a quantidade de calor transmitido à água da piscina. O coeficiente de desempenho (COP) é calculado sobre a mesma base, é a relação entre a potência que fornece a bomba de calor e a potência que esta consome.

 

Portanto, quanto maior o COP, maior a potência de aquecimento da bomba, maior o seu desempenho e maior economia. Uma boa bomba de calor tem uma eficiência de pelo menos 3.4, calculada em condições padrão (ar a 15 ° C / água a 26 ° C / 70% de humidade).

 

Por exemplo, um coeficiente de desempenho de 5 significa que para cada 1 kW de electricidade consumida, a bomba de calor fornece 5 vezes mais energia para a água da piscina, ou 5 kW.


Certificado NF para bombas de calor: referência de qualidade e confiança


O Certificado NF para as bombas de calor é uma garantia real do desempenho, qualidade e compromisso de serviço. Garante o desempenho indicado pelo fabricante (medido num laboratório acreditado pelo organismo de certificação), e é revisto anualmente, sendo realizada uma auditoria anual ao fabricante para manter esta certificação. O Certificado NF também garante um excepcional serviço ao cliente: serviço pós-venda, a disponibilidade imediata de peças substitutas por 10 anos, etc.



Um bom conselho

Para identificar claramente as suas necessidades de aquecimento e tirar o máximo proveito do seu investimento, podemos realizar um estudo térmico para determinar a potência necessária para aquecer a sua piscina e encontrar o equipamento que melhor se adapte às suas necessidades, tendo sempre em conta a zona climática onde está localizada a piscina e os custos operacionais correspondentes.

 

Sugerimos que contacte o distribuidor Zodiac® mais próximo, que o vai ajudar a calcular o dimensionamento da sua piscina (BILPI) e encontrar o equipamento de aquecimento que melhor se adapte às necessidades.