logo-sticky

Aquecimento de piscinas: a temperatura ideal para cada piscina

Publicado em quarta-feira, 5 agosto 2020

Ter os meios para aquecer a água da sua piscina, além da vantagem de ter os mais friorentos da casa mais felizes, significa que pode alargar comodamente a temporada de banho ou até nadar durante todo o ano.

Existem várias soluções disponíveis no mercado, cada uma com as suas próprias vantagens. O mais importante a ter em conta para poder fazer a escolha correta é a localização e a utilização que vai dar à sua piscina.

BOMBAS DE CALOR : A SOLUÇÃO ECONÓMICA E ECOLÓGICA


As bombas de calor são a solução ecológica e fácil de instalar, oferecendo sempre o custo de utilização mais competitivo. São a solução mais rentável a longo prazo e, na realidade, estará a garantir um retorno mais rápido da sua invernação.

 

80% da energia que proporciona a bomba de calor na água da piscina provém do ar, o que reduz grande parte da fatura da electricidade, em comparação com outros sistemas de aquecimento.

 

É a solução adequada para a utilização durante todo o ano, no caso das bombas de calor que contam com um sistema de descongelação por inversão de ciclo (de funcionamento em toda as estações). Ainda poderá encontrar uma bomba de calor que se adapte às suas necesidades, seja qual seja for o tamanho da piscina, incluíndo piscinas públicas. É o sistema de aquecimento mais versátil. Finalmente, ao contrário da crença popular, as bombas de calor são muito silenciosas. As bombas de calor Zodiac Z400 iQ e Z600 Silent são especialmente eficientes nesse sentido.



ENERGIA SOLAR: AQUECIMENTO 100% NATURAL


O aquecimento solar é ainda mais ecológico porque não requer nenhuma fonte elétrica, embora deva ter em mente que esta solução não está adaptada para as mesmas utilizações. Como ele só pode funcionar em dias ensolarados, é uma opção que aumenta o conforto da piscina e pode estender a sua utilização, mas somente se morar numa área que recebe muita luz do sol. Deve saber que os recetores solares do sistema requerem uma área com 50% do tamanho da sua piscina, o que significa que precisará de uma quantidade considerável de espaço.


AQUECIMENTO RÁPIDO PARA UTILIZAÇÃO OCASIONAL: AQUECEDORES ELÉTRICOS DE PISCINA


Esta é a solução mais económica que pode encontrar que aumenta rapidamente a temperatura da água da sua piscina. No entanto, lembre-se de que a conta de eletricidade aumentará igualmente rapidamente. É por isso que os aquecedores elétricos são recomendados para uso ocasional (curtos períodos de noites frias e muito frias) ou para aquecer rapidamente a piscina de uma segunda residência e aproveitar durante o fim de semana . Para que a conta de eletricidade não dispare, lembre-se de usá-la nas horas de menor consumo de energia.



AQUECIMENTO EFICIENTE E DURADOURO CONECTADO AO AQUECIMENTO DA CASA: PERMUTADORES DE CALOR


Com um permutador de calor, pode aproveitar ao máximo a água quente no sistema de aquecimento da sua casa para aquecer a água da piscina. A água da piscina é facilmente aquecida pelo sistema de aquecimento da sua casa (bomba de calor, aquecedor geotérmico, gás ou óleo, etc.) Por isso, o consumo de energia e o desempenho do aquecimento dependem inteiramente do tipo de aquecimento doméstico que está a utilizar. É fácil de instalar e oferece uma excelente solução capaz de aproveitar a potência do seu sistema de aquecimento. No entanto, apenas escolha esta solução se o seu aquecimento for económico. Além disso, deve saber que este sistema funciona apenas em piscinas próximas à sua casa.



CONSELHOS

Apesar da alta eficiência de alguns sistemas de aquecimento, ests podem demorar um pouco mais para aquecer a água.

 

Para segundas residências, recomendamos a instalação de um sistema de automação. Com o Aqualink Tri, pode ativar o aquecimento da sua piscina remotamente vários dias antes de a utilizar.

 

Recomendamos que entre em contacto com o distribuidor habitual da piscina para realizar um estudo térmico para encontrar o equipamento que melhor se adapta à sua piscina e às suas circunstâncias: localização, utilização da piscina, temperatura ... graças à realização de um estudo térmico para avaliar qual o equipamento mais adequado para sua piscina.