logo-sticky

Manutenção da piscina com sal: desinfeção fácil e eficaz

Publicado em quarta-feira, 5 agosto 2020

Para disfrutar de uma piscina clara e cristalina, é muito importante combinar filtração e tratamento de água. Se é um utilizador que lhe incomoda o cloro, a eletrólise salina é uma alternativa interessante e, sem dúvida, muito mais respeitadora do meio ambiente.

Esta tecnologia tem a vantagem de que a desinfeção realiza-se automaticamente. Apenas terá de colocar sal, instalar e colocar na água!

O TRATAMENTO COM SAL É TÃO EFETIVO COMO O CLORO TRADICIONAL?


A resposta é sim, sem nenhuma dúvida.

 

A eletrólise transforma o sal presente na água em cloro e sódio, o que assegura uma desinfeção natural.

 

A água da piscina está ligeiramente salgada (entre 3 e 5 gramas de sal por litro, ou seja, 9 vezes menos que a água do mar). Por electrólise, através da célula, o sal transforma-se em cloro gasoso, um potente desinfetante que se dissolve instantâneamente na água. Assim, como o cloro químico, o cloro natural é um poderoso desinfetante oxidante, que é muito eficaz na eliminação de microrganismos (bactérias, algas, etc.) Estende-se para a piscina através dos bicos de abastecimento e tratamento de água.

 

De seguida, torna-se novamente sal quando exposto aos raios UV. A vantagem deste sistema é que é cíclico, por isso não é necessário adicionar sal ao longo da temporada (a menos que a água seja renovada).

POR QUE ESCOLHER UM CLORADOR SALINO?



A principal vantagem da electrólise salina é, como já deve ter notado, fornecer um tratamento natural muito mais ecológico. Não terá problemas de pele seca, irritação ocular, alergias, odores desagradáveis, descoloração do fato de banho ...como, geralmente, acontece com a água tratada com cloro químico.

 

Além disso, o sal depositado na piscina desinfeta a água indefinidamente, sem ter de lidar com produtos químicos. Não precisará de se preocupar em manusear e armazenar produtos químicos agressivos e perigosos.

 

Resumindo, uma vez instalado um sistema de electrólise salina não precisará de voltar a comprar mais produtos desinfetantes. Talvez não se sinta seguro relativamente ao investimento inicial, mas existem beneficios imediatos e a longo prazo significativos. É um sistema de tratamento de custo muito baixo que, ao mesmo tempo, oferece qualidade e conforto da água muito superiores ao tratamento convencional.

 

A eletrólise salina é um equipamento fácil de instalar, compatível com todas as piscinas (incluíndo piscinas já existentes) e é adequada para todo o tipo de revestimentos.


RECOMENDAÇÕES PARA UM TRATAMENTO DE SAL ÓTIMO


Vimos que, para o processo de eletrólise, apenas precisa de adicionar sal quando instala o sistema pela primeira vez. No entanto, deve verificar periodicamente o conteúdo de sal da sua piscina, especialmente se forem adicionadas grandes quantidades de água (chuvas fortes) ou se a água for drenada devido às lavagens do filtro e ajustá-la quando necessário. Igualmente, o nosso equipamento de cloração salina também facilita essa operação pois são equipados com um aviso automático de “Falta de sal”.

 

A manutenção da piscina com sal também requer controlo regular do pH da água. A agua da piscina deve ter um pH situado entre 7 e 7,6, estando o nivel ideal entre 7,2 e 7,4. E se quiser facilitar um pouco o processo, basta instalar um regulador de pH automático.

 

Todos os nossos cloradores salinos estão equipados de células auto-limpáveis por inversão de polaridade.


Conselhos


O clorador de sal quase não utiliza cloro se a temperatura da água estiver abaixo de 10 ° C. Se decidir utilizar um sistema ativo adaptado para o inverno, é melhor desconectar o dispositivo.