logo-sticky

Piscina económica: os conselhos para um banho de baixo consumo

Publicado em quarta-feira, 5 agosto 2020

Hoje em dia existem numerosas soluções para desfrutar plenamente da sua piscina sem gastar uma fortuna.
A escolha dos equipamentos e dos procedimentos de manutenção diários permitem limitar o impacto sobre o ambiente e conseguir poupanças substanciais. Estes são os conselhos dos especialistas da Zodiac® para reduzir o consumo de água, eletricidade e produtos de tratamento da sua piscina.

LIMITAR O CONSUMO DE ÁGUA


  • Renove apenas 30% do volume total da sua piscina
    Esvaziar a piscina completamente todos os anos é um gasto desnecessário. Além do mais, a chuva e as lavagens do filtro contribuem para a renovação natural da água da piscina.

     

  • Utilize uma cobertura de piscina
    Reduz a evaporação da água, o que pode ser especialmente importante nas zonas com muita luz solar.


LIMITAR O CONSUMO DE ENERGIA


Escolha a bomba de filtragem em função do respetivo caudal e não da potência

A bomba de filtragem representa 90% do consumo elétrico de uma piscina sem climatização, pelo que é imprescindível que se adapte ao volume de água da piscina.

 

Opte por uma bomba de velocidade variável
A filtragem mais prolongada com uma bomba de menor potência garante uma melhor qualidade da água do que a filtragem mais curta com um equipamento de elevada potência.

 

A gama FloPro™, bombas de velocidade variável adaptadas a cada necessidade

 

Embora exijam um maior investimento no momento da compra, as bombas de velocidade variável oferecem vantagens significativas a longo prazo:

 

  • O consumo de energia diminui até 90%. O investimento é amortizado, em média, em 3 temporadas*

     

  • Funcionamento silencioso

     

  • Melhor filtragem

     

  • Maior duração dos equipamentos

 

 

As bombas FloPro™ VS da Zodiac® permitem-lhe adaptar a velocidade de filtragem à limpeza e à frequência de utilização da sua piscina. Também proporcionam uma redução do consumo de energia.

 

Além disso, em combinação com o módulo adicional Wi-Fi iQPUMP, podem ser controladas à distância: pode controlar e programar a bomba diretamente a partir do seu smartphone através da aplicação iAquaLink™ ou da interface de utilizador removível, que se pode fixar na parede.

 

Para efetuar a escolha correta de acordo com o tamanho e a forma da sua piscina, calcule a poupança que pode conseguir com as bombas de velocidade variável FloPro™:

 

* Exemplo disponibilizado para uma piscina de 50 m³ em França (zona temperada), durante uma temporada de 7 meses com uma bomba FloPro™ VS comparativamente a uma bomba FloPro™ com uma única velocidade, tomando como referência o custo médio por kWh publicado pelo Eurostat.

** As bombas FloPro™ VS existentes são compatíveis com o iQPUMP. Neste caso, não será necessário utilizar a interface de utilizador removível.

 

Ilumine a sua piscina com um sistema LED
A tecnologia LED permite uma poupança de energia até 91% com uma vida útil até 10 vezes superior à das lâmpadas incandescentes tradicionais. Também é a opção de iluminação mais ecológica.


COMBINAR AQUECIMENTO E POUPANÇA


Para aquecer a água da sua piscina, escolha uma bomba de calor

 

De facto, 80% da energia necessária para aquecer a água da sua piscina é extraída do ar. Implica um investimento superior em relação a um aquecedor ou a um permutador de calor elétrico, mas também é uma opção muito mais ecológica e económica.

 

Verifique atentamente o coeficiente de rendimento (COP) e a potência restituída e certifique-se de que estas medidas são certificadas por uma norma (NF PAC). A Zodiac® oferece uma gama completa de bombas de calor com excelentes prestações energéticas e acústicas para piscinas de todos os tamanhos.


LIMITAR O CONSUMO DE PRODUTOS QUÍMICOS


 

Controle o pH da sua piscina
O valor do pH influencia a eficácia dos produtos. Portanto, o controlo do pH é crucial e permite poupar a longo prazo.

 

 

 

Adapte a adição de produtos em função do número de banhistas e da temperatura da água.
Os sistemas de controlo automatizados, como os reguladores de cloro e os eletrolisadores, permitem otimizar o tratamento da água. E sempre na quantidade correta.

 

 

 

Para o tratamento da água, escolha o sistema de eletrólise salina
Este dispositivo produz cloro automaticamente por reação química natural. É a solução que mais respeita o ambiente, já que permite reduzir a utilização de produtos químicos.

 

 

 

O conselho extra

Pense na domótica! Uma piscina automatizada é uma piscina que consome muito menos energia e produtos de tratamento. O equipamento domótico Zodiac® AquaLink TRi® conecta todos os seus equipamentos (da marca Zodiac® ou outra) e permite-lhe ativar o funcionamento dos mesmos apenas quando seja necessário.