Todas as piscinas devem estar equipadas com um sistema de filtragem. Exceto caso a queira converter numa lagoa! O objetivo do filtro é reter as impurezas mais significativas enviadas pela bomba de aspiração com recurso a um meio filtrante.
Para tal, existem diversas opções: o filtro de areia (podendo ser utilizada areia ou vidro), o filtro de cartucho e, mais raramente, o filtro de diatomáceas. Cada uma destas opções garante uma boa eficiência. O meio filtrante à base de vidro é mais dispendioso face à opção de areia, mas garante uma filtragem mais fina e uma manutenção simplificada.
A filtragem assegura 80% do processo de purificação. Contudo, é necessário efetuar um tratamento químico para a água se tornar verdadeiramente sã, transparente, equilibrada e desinfetada.
O pH (acidez da água) é o ponto de partida para um tratamento eficaz. Este influencia a ação dos desinfetantes e a qualidade da água do banho. É necessário garantir que se mantém entre 7,0 e 7,6, sendo que o valor ideal encontra-se entre 7,2 e 7,4. O pH da água de enchimento será avaliado pelo técnico de piscinas aquando da instalação. Este irá determinar se é necessária a injeção de pH positivo ou negativo com vista à manutenção de um equilíbrio adequado.
A segunda etapa é a desinfeção da água. Para destruir as bactérias, a utilização de cloro é a técnica mais comum. A quantidade necessária para um adequado tratamento é determinada por um valor denominado potencial Redox da água. O Redox mede a capacidade desinfetante da água.
Caso esteja reticente quanto à injeção direta de cloro na sua piscina, a electrólise salina é uma alternativa económica (após a amortização do investimento inicial) e ecológica. Basta adicionar à água um teor de sal de 4 g/l (9 vezes menos do que a água do mar) e, através da reação da eletrólise no aparelho, os iões provenientes do sal são transformados em cloro ativo natural, um potente desinfetante.
A solução mais completa é o tratamento através de magnésio. Esta baseia-se no mesmo princípio da eletrólise, contudo, a utilização de minerais patenteados faz toda a diferença. Trata-se de uma solução ecológica que garante uma água com uma limpidez absoluta, suave para a pele e para os olhos e continuamente desinfetada de forma natural. Numa piscina tratada com magnésio, o conforto de banho é incomparável.
A supervisão humana continua a ser a melhor forma de controlar os trabalhos de desinfeção. No entanto, o manuseamento de produtos químicos pode ser indesejável e o tratamento manual da água é mais moroso. É fácil aperceber-se de que será vantajoso equipar a sua instalação com um sistema de desinfeção automático.
As soluções Zodiac® foram concebidas para libertar os utilizadores das restrições do tratamento da água, independentemente das prioridades dos mesmos:
- Reguladores de pH autónomos para garantir um pH ideal independentemente do tipo de desinfeção em questão.
- Reguladores de cloro Reguladores de cloro autónomos para uma desinfeção com cloro gerida de forma automática.
- Eletrolisadores salinos simples de instalar, duradouros, sem manipulação de produtos químicos e evolutivos, incluindo módulos opcionais de regulação do pH e do cloro.
- O sistema patenteado de tratamento com magnésio MagnaPool® proporciona um conforto de banho incomparável. Os principais benefícios partilhados pelos utilizadores de todas as idades incluem a limpidez absoluta da água e o caráter ecológico do tratamento.