logo-sticky

Para tornar a sua piscina coberta um sucesso, pense no sistema de desumidificação

Publicado em quinta-feira, 6 maio 2021

Está a pensar construir uma piscina coberta? Para que o resultado seja o esperado deve pensar num sistema de desumidificação eficiente assim que o processo de design começar.

A água quente na piscina tende a evaporar, de modo que o ar se satura gradualmente com a humidade, condensando em superfícies frias e formando gotas de água. Isso torna a atmosfera sufocante e a natação não agradável. Além disso, com o tempo, a sala e o equipamento acabam por se deteriorar ... Por isso, é importante considerar a desumidificação e o tratamento do ar, pois são um investimento com benefícios seguros!

UM DESUMIDIFICADOR PARA UM AMBIENTE SAUDÁVEL


As piscinas cobertas climatizadas gerem altos níveis de humidade. Quando falamos de humidade, referimo-nos à quantidade de água presente em estado gasoso no ar. O nível de humidade do local onde está instalada a sua piscina deveria rondar os 60%. Para manter este índice, irá necessitar de um desumidificador de ar. O desumidifcador ajudará a disfrutar da sua piscina durante mais tempo, mantendo a sala em boas condições e evitando problemas relacionados com a humidade: manchas, odores, mofo, pintura deteriorada, janelas constantemente embaceadas, ambiente sufocante, etc. O desumidificador aspira o ar húmido e frio e devolve-o seco e quente para a sala da piscina.

 

Outros conselhos essenciais a seguir para evitar problemas de humidade são: assegurar-se de que a sala está devidamente isolada com materiais e equipamentos adequados (pergunte ao seu vendedor/fabricante) e assegurar-se de que a temperatura da água e da sala estão equilibradas, o que implica investir num equipamento de aquecimento de alto rendimento.

 

Recomendamos que utilize uma cobertura para a sua piscina quando não a estiver a utilizar para limitar a evaporação e, por isso, a quantidade de humidade no ar. 


ESCOLHER O SISTEMA ADEQUADO PARA O SEU PROJETO


Um aspeto fundamental a valorizar é a instalação. Para garantir o nível correto de humidade na sala é necessário ter em conta uma série de fatores, sendo os mais importantes o tamanho da piscina, a temperatura da água e a temperatura do ar. Existem disponíveis diferentes soluções de desumidificação dependendo do espaço em que irá instalar a sua piscina.

 

  • Piscina de inverno: dada a elevada quantidade de superfícies envidraçadas, recomendamos instalar um sistema de desumidificação com um sistema de condutas colocadas ao redor da sala (DF ou sistema de condutas unitárias).
 
  • Piscinas cobertas: de março a novembro recomendamos os desumificadores independentes (sistemas mono bloque DT e ambiente) ou integrados (sistemas mono bloque DT e Sirocco²) combinados com um cobertor de piscina. Estes manterão um ambiente confortável, uma vez que o ar ambiente pode ser aquecido conforme necessário, embora geralmente sejam os raios do sol que aumentem a temperatura do ar.


Nota: se desejar utilizar a sua piscina durante o ano inteiro, deve pensar em instalar uma unidade de desumidificação (de condutas CAEOmega) com uma bateria de água quente instalada numa sala próxima.

 

O segundo critério é a eficiência global desejada. Existem muitos modelos de desumidificadores disponíveis. Para ajudar na seleção, exitem três aspetos que a considerar: a capacidade do desumidificador, o seu nível de ruído mesmo quando não está ligado e com a quantidade de superfícies envidraçadas na sala.

 

Não hesite em consultar o seu distribuidor para o aconselhar sobre a seleção do equipamento que melhor se adequa ao seu projeto.


QUE SISTEMA?


Também temos unidades independentes desenhadas para pequenos volumes que se podem colocar na sala onde se encontra a piscina (certificando-se de que está a mais de 2 metros da piscina). Os sistemas integrados ou de condutas são instalados na sala técnica, e, por isso, eles são quase invisíveis. Apenas as bocas de aspiração e ventilação são visíveis da sala da piscina.

 

Estes sistemas incluem peças “móveis” (compressor, ventilador, etc.) com vibrações que podem propagar-se e aumentar em intensidade. Além disso, é importante seguir as seguintes instruções:

 

  • Instale o desumidificador em blocos antivibratórios adequados e renove-os quando necessário, pois eles podem perder a sua eficácia ao longo do tempo.
 
  • Coloque o sistema numa estrutura independente ou num suporte rígido estável.

Conselho

Recomendamos cobrir a sua piscina interior quando não estiver a utilizar. De facto, se desligar o desumidificador, perderá menos água e poderá baixar a temperatura do ar para 22°C, o que significa que poupará em custos de energia (30-40% ao ano em custos de operação).