logo-sticky

Manutenção da Piscina: As regras de ouro para uma limpeza eficiente

Publicado em quarta-feira, 5 agosto 2020

A manutenção adequada da sua piscina é essencial para desfrutar do banho e garantir que o seu equipamento dura mais tempo. O sistema de filtração é responsável por filtrar e tratar a água, mas não se esqueça que é essencial também limpar a sua piscina.

Ao contrário do que possa parecer, dedicará muito menos tempo a realizar tarefas de limpeza do que nadar e relaxar se incluir algumas tarefas na sua rotina diária ... apenas um lembrete para todos os membros da família: não se esqueça de distribuir as tarefas!

TAREFAS DIÁRIAS: LIMPEZA DA SUPERFÍCIE E FILTRAÇÃO DA ÁGUA


Passe a rede sobre a superfície da água para remover grandes detritos ou impurezas: folhas, insetos e outros elementos visíveis na água. Isso impedirá a formação de algas e fungos que se podem acumular nos skimmers e limitará o uso de produtos de tratamento.

 

Certifique-se de que o nível da água atinge ¾ da altura dos skimmers. Se o nível estiver muito baixo, corre o risco de danificar a bomba e, se estiver muito alto, os skimmers não poderão fazer o seu trabalho corretamente. Ajuste se necessário.

 

Ligue a filtração, tendo o cuidado de calcular bem o tempo necessário. Em geral, é metade da temperatura da piscina, ou seja, 10 horas para uma água a 20 ° C. 


UMA VEZ POR SEMANA: LIMPEZA DA PISCINA, VERIFICAÇÃO DE ÁGUA E MANUTENÇÃO DO EQUIPAMENTO


Se necessário, limpe a linha de água e as paredes com uma escova de esponja e um produto adaptado ao revestimento da sua piscina (aviso: os revestimentos de PVC podem ser frágeis).

Em seguida, limpe toda a piscina com um aspirador manual. Se a tarefa for muito chata, existem inúmeros sistemas de limpeza automática disponíveis, os mais avançados eliminarão completamente esta etapa.

 

Esvazie o skimmer e o pré-filtro (ou filtro) da bomba e limpe o filtro se estiver entupido. Para filtros de areia ou vidro, faça uma retrolavagem; Para o filtro de cartucho, limpe-o com um jato de água.

 

Analise o pH da água, o pH ideal deve ser mantido entre 7,0 e 7,6, para evitar qualquer desconforto e manter a eficácia do desinfetante. Verifique se está bem equilibrado para o tratamento ideal da água. Mais uma vez, existem soluções automatizadas (reguladores de pH, reguladores Redox etc.) disponíveis no mercado que permitirão automatizar essa etapa.


FINAL DE OUTONO: INVERNAR A PISCINA


Para fechar a temporada balnear, tem duas opções: inverno completo (fechamento total do sistema de filtração e esvaziamento parcial da piscina) ou realizar um inverno ativo (filtração realizada em velocidade mais baixa). Nos dois casos, é uma etapa importante que requer uma limpeza profunda (linha de água, paredes e fundo) antes de cobrir a piscina. Observe que, mesmo que o sistema de filtração esteja completamente desligado, recomendamos verificar a qualidade da água e as condições da piscina de tempos em tempos. 


Conselhos

Recomendamos utilizar uma cobertura para manter a piscina limpa. Pode proteger a água contra o mau tempo  e contaminação externa e, além disso, limitará a manutenção.